Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦
Os ativistas barulhentos de Joe Biden nas redes sociais têm abraçado cada vez mais as teorias da conspiração desde que o fraco desempenho do presidente democrata no recente debate eleitoral levou a apelos públicos generalizados à sua demissão. Esta franja conspiratória do partido, muitas vezes chamada de “BlueAnon”, também tem circulado conspirações sobre a tentativa de assassinato contra Donald Trump desde sábado.
Alguns destes activistas afirmam que este ataque nada mais é do que um golpe para atrair a simpatia do eleitorado americano. A hashtag encenada foi uma das tendências mais populares da rede social X no domingo. Publicações nesse sentido foram visualizadas centenas de milhões de vezes no X e no TikTok.
Os seguidores desta teoria tentam o melhor que podem apoiá-la com fatos. Por exemplo, muitas publicações apontam para o facto de Donald Trump e vários membros da audiência terem virado a cabeça pouco antes do tiro ser disparado como prova de que se tratava de uma armação. No entanto, o ex-presidente simplesmente pediu aos presentes que olhassem para um ecrã gigante à sua direita que apresentava estatísticas sobre a imigração.
Outra conspiração popular é que o sangue no rosto e na orelha de Donald Trump quando ele saiu do palco é falso. Nós literalmente o vemos colocando um monte de sangue na orelha, que ele coloca no pódio. Você é tão estúpido , lemos em uma publicação X vista quase quatro milhões de vezes. Não há indicação de que este seja o caso.
Além disso, uma montagem fotográfica está circulando amplamente entre esses apoiadores, supostamente mostrando que os agentes de segurança que cercaram Trump depois dos tiros estavam rindo. Você sabe por que não vemos Trump há 11 dias? Ele estava ensaiando , escreveu um usuário, dando a entender que o candidato republicano e os agentes estavam praticando para encenar o evento. A foto em questão é na verdade uma fotomontagem.
Outros usuários simplesmente acreditam que é impossível que tenha havido uma violação de segurança que permitiu que Thomas Matthew Crooks se posicionasse em um telhado a menos de 150 metros de Donald Trump. Para eles, a única explicação é que se trata de uma armação…
Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦