Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Uma publicação no Instagram compartilhou o que parecia ser uma notícia explosiva: “Bill Gates indiciado”, dizia entre dois emojis amarelos de “cuidado”.
A prova do post de 28 de novembro ? Um vídeo mostrando o ex-candidato presidencial dos EUA Robert F. Kennedy Jr. dizendo que Gates havia sido “indiciado na Holanda por mentir ao público sobre a vacina da COVID”. A legenda do post afirmava que Kennedy “tornou público que Bill Gates foi indiciado na Holanda por mentir ao público sobre as vacinas”.
Mas a postagem está errada. Gates, o filantropo e cofundador da Microsoft Corp., não foi indiciado e Kennedy, que fez esses comentários em 23 de outubro em Duluth, Geórgia , meses após suspender sua campanha presidencial e apoiar Donald Trump, não provou que o fez.
Esta publicação foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook e do Instagram.)
Gates foi processado na Holanda como parte de um processo civil movido por sete demandantes que alegaram ter sofrido ferimentos por vacinas que eles disseram que Gates e outros réus promoveram. Não é um caso criminal…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸