Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relataram em 26 de junho que os Estados Unidos viram cinco casos de malária espalhados por mosquitos nos últimos dois meses – a primeira vez em 20 anos que a doença foi disseminada localmente. Logo depois, alguns usuários de mídia social alegaram que os casos estavam conectados ao filantropo bilionário Bill Gates.
Vários posts nas mídias sociais afirmaram que Gates, o cofundador da Microsoft Corp., estava por trás desses casos recentes de malária porque a Fundação Bill e Melinda Gates já havia financiado esforços para reduzir a propagação da malária. Gates é alvo frequente de teorias da conspiração online.
Em um vídeo do Facebook de 3 de julho, o apresentador do InfoWars, Harrison Hill Smith, disse: “Quais são as chances de passarmos 20 anos sem malária transmitida por mosquitos nos Estados Unidos e, em seguida, apenas um ano depois de mosquitos geneticamente modificados serem liberados no Texas e Flórida, temos cinco exemplos de malária transmitida por mosquitos no Texas e na Flórida? Nossa, com certeza parece coincidência.”
Este vídeo também foi compartilhado em 29 de junho no Instagram com a legenda: “Malária encontrada nos EUA pela primeira vez em 20 anos. Tenho certeza de que Bill Gates não teve nada a ver com isso.” InfoWars é dirigido por Alex Jones, um fornecedor de teorias da conspiração que foi condenado pelo tribunal a pagar milhões às famílias das vítimas do tiroteio em Sandy Hook Elementary em 2012, depois que ele alegou que o assassinato em massa foi uma farsa …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸