FALSO: Biden repetiu linguagem sobre petróleo em discursos dados dias, não meses, separados

Apurado pelo site Reuters

Em dezembro de 2021, discursos proferidos com dois dias de intervalo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reciclou a linguagem em uma passagem sobre a liberação de petróleo de reservas estratégicas, mas os discursos não foram feitos com três meses de intervalo, conforme afirmado nas redes sociais.

Segundos em ambos os clipes comparados lado a lado, Biden é ouvido dizendo: “Na semana passada, anunciei a maior liberação da Reserva Estratégica de Petróleo dos Estados Unidos para aumentar a oferta de petróleo e ajudar a reduzir os preços”.

“Cansado de ser jogado ainda? Aqui está Biden jorrando a mesma besteira em 21/12 e 22/03. Wake up AMERICA”, diz um texto sobreposto no vídeo comparando os dois clipes. O vídeo acumulou mais de 114.000 curtidas no TikTok desde que foi postado em 14 de junho . Também foi compartilhado no Instagram

“Estamos presos em um loop, sendo enganados para que possamos continuar trabalhando para eles (fiscais)”, comentou um usuário.

No entanto, nos discursos proferidos em 1º e 3 de dezembro, Biden repetiu um trecho de texto de aproximadamente 60 segundos sobre o petróleo. Os discursos duraram, respectivamente, cerca de 18 minutos e 14 minutos no total e diferiram entre si, exceto na passagem sobre o petróleo…

Veja a apuração completa no site Reuters