Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou que o Dia da Visibilidade Trans seja comemorado no domingo de Páscoa. As publicações com essa afirmação enganosa distorcem um comunicado da Casa Branca no qual Biden parabenizou a comunidade transgênero pela data, comemorada no dia 31 de março desde 2010. O presidente também parabenizou os católicos pela Páscoa, que neste ano foi comemorada na mesma data do Dia da Visibilidade Trans. Desde que o Dia da Visibilidade Trans passou a ser celebrado, esta é a segunda vez que a data coincide com a Páscoa — o que ocorreu em 2013 e voltará a ocorrer apenas em 2086, de acordo com o calendário.
Posts com a alegação enganosa acumulavam 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (1º).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que o presidente dos Estados Unidos proclamou o domingo de Páscoa como o Dia da Visibilidade Transgênero no país. As peças de desinformação, que acusam Joe Biden de “desrespeitar Jesus e os cristãos”, distorcem um comunicado da Casa Branca que mencionou uma data comemorada pela comunidade transgênero há anos.
O dia 31 de março é reconhecido como o Dia da Visibilidade Trans nos Estados Unidos ao menos desde 2010. A data foi criada pela psicoterapeuta e ativista da causa transgênero Rachel Crandall Crocker para celebrar a vida dos transgêneros ao mesmo tempo em que joga luz sobre a discriminação e violência contra essa comunidade…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos