Falso: Biblioteca de Marselha incendiada nos protestos?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostraria, alegadamente, a biblioteca de Marselha em chamas, durante os protestos que marcaram o início do mês em França. É falso.
Fact Check. Vídeo mostra biblioteca de Marselha em chamas depois de ter sido incendiada por manifestantes nos protestos em França?

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostraria, alegadamente, a biblioteca de Marselha em chamas, durante os protestos que marcaram o início do mês em França. É falso.

Uma publicação no Facebook mostra um vídeo onde é possível ver-se um grande edifício em chamas. O autor afirma que se trata da Biblioteca do Alcazar, em Marselha, a segunda maior cidade francesa. Mas ainda há mais: a partilha afirma também que o incêndio terá sido ateado durante os violentos protestos que marcaram o início do mês de julho no país. O conteúdo é falso. O edifício não fica em França.

Foi quase no fim de junho que um jovem de 17 anos foi morto a tiro pela polícia francesa. Nahel conduzia sem documentos quando foi mandado parar numa operação STOP na cidade de Nanterre. Mas o que se passou não ficou totalmente esclarecido. Segundo a polícia, o jovem, que já tinha antecedentes criminais, tentou fugir e teria, por isso, sido abatido em legítima defesa. Mas testemunhas que seguiam no carro da vítima contam uma história diferente.

A morte do jovem, cujo os pais têm origem argelina, foi o rastilho para vários dias de tumultos e fortes protestos espalhados por toda a França contra a violência policial. Durante as manifestações, milhares de pessoas foram detidas e centenas de carros foram incendiados…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹