Falso: Banhos com iodo podem causar infecções: é falso que curem Ovário Policístico

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

A ducha vaginal pode ser prejudicial à saúde, embora uma postagem no Instagram – que já atingiu 7 mil curtidas – afirme que colocar iodo na vagina reduz a produção de estrogênio, cura a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e reduz o aparecimento de miomas.

Instituições como o Ministério da Saúde , os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Organização Mundial da Saúde alertam que colocar substâncias na vagina sem indicação e supervisão médica adequada causa infecções que podem ser graves e aumenta a possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST). Portanto, as informações do vídeo são falsas e segui-las pode ter repercussões negativas para a saúde.

A Síndrome dos Ovários Policísticos afeta entre 8% e 13% das mulheres em idade reprodutiva, segundo dados da OMS, mas também estimam que 70% das mulheres que a sofrem não são diagnosticadas. Esta síndrome causa desequilíbrios hormonais, menstruações irregulares, níveis excessivos de andrógenos e cistos nos ovários. Se você foi diagnosticado com Síndrome dos Ovários Policísticos, a indicação de instituições de saúde como a OMS e a Clínica Mayo é seguir as orientações do seu médico e não se automedicar.

De acordo com a Clínica Mayo, os tratamentos são variados e podem incluir mudanças na dieta, aumento da atividade física, terapias com progestógenos e pílulas anticoncepcionais. Também para quem está tentando engravidar, os médicos podem prescrever reguladores hormonais como clomifeno, letrozol e metformina.

A publicação viral explica que o iodo lugol , batizado em homenagem ao reagente no qual o iodo é estabilizado, deve ser colocado dentro da vagina com um cotonete três vezes por semana para curar esta condição. No entanto, estudos como este da Escola de Saúde Pública Bloomberg da Johns Hopkins e este da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova Iorque, descobriram que a ducha higiênica com substâncias como o iodo causa efeitos adversos à saúde, incluindo infecções.

Segundo a Subsecretaria de Prevenção e Promoção da Saúde , uma infecção “ocorre quando entram microrganismos (bactérias, fungos ou parasitas) que não fazem parte regular da flora vaginal, causando um desequilíbrio entre as bactérias “boas” e as “nocivas”…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽