Falso: Banco de Portugal interrompe entrevista de Goucha?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

A imagem de uma entrevista feita pelo apresentador da TVI ao cantor Sérgio Rossi e uma suposta notícia a envolver o Banco de Portugal estão a ser usadas para promover uma plataforma de criptomoedas.
A imagem de uma entrevista feita pelo apresentador da TVI ao cantor Sérgio Rossi e uma suposta notícia a envolver o Banco de Portugal estão a ser usadas para promover uma plataforma de criptomoedas.

A entrevista ao cantor Sérgio Rossi, transmitida pela TVI, aconteceu mesmo, mas tudo o resto que consta nesta publicação é falso. A conversa com o apresentador Manuel Luís Goucha foi aproveitada para promover uma plataforma de criptomoedas que estaria na origem de um suposto “enriquecimento fácil” do cantor. Segundo a publicação que corre nas redes sociais, Rossi teria revelado “informações financeiras” com uma “magnitude” capaz de “abalar as fundações da sociedade portuguesa” e teria sido interrompido pelo Banco de Portugal por isso mesmo.

A informação está a ser partilhada no Facebook em publicações variadas, sendo que as verificadas pelo Observador envolvem sempre o jornal digital Eco, com um link falso para uma suposta notícia com o seguinte título: “Banco de Portugal processa Sérgio Rossi pelo que disse ao vivo na TV.” O texto adianta que o cantor teria feito “declarações acidentais” sobre uma suposta estratégia de enriquecimento “fácil” através do uso da inteligência artificial na negociação de criptomoedas. Trata-se de uma fraude.

Na entrevista referida, emitida pela TVI, não existe qualquer referência às informações que constam nesta publicação. E a suposta notícia para a qual a publicação remete também é falsa, o que é possível verificar, desde logo, pelo endereço eletrónico (que surge na barra superior do browser) que não é o do jornal Eco. O Observador contactou o jornal e foi confirmada a falsidade desta mesma ligação…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹