Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que as transferências financeiras realizadas via Pix passaram a ser taxadas desde o último sábado (6), como afirmam publicações nas redes. O Banco Central não implementou qualquer mudança nas regras de cobrança de tarifas desde que o sistema de pagamentos foi implementado, em novembro de 2020.
A alegação mentirosa tem sido compartilhada principalmente em vídeos no TikTok e no Kwai, que acumulavam mais de 200 mil visualizações até a tarde desta terça-feira (9).
Diversas publicações nas redes têm disseminado a informação falsa de que as transferências bancárias via Pix passaram a ser taxadas desde o último dia 6. Diferentemente do que afirmam as peças, não houve qualquer anúncio do tipo por parte do Banco Central. O sistema de pagamentos não teve suas regras alteradas desde que foi lançado, em 2020, conforme o Aos Fatos verificou no DOU (Diário Oficial da União).
As publicações distorcem um texto publicado pelo site Terra Brasil Notícias no dia 6 de janeiro intitulado “Transferências PIX serão cobradas a partir de hoje? Veja comunicado oficial do Banco Central”. Apesar de o texto afirmar que não houve nenhuma alteração nas regras, o título tem sido compartilhado fora de contexto por vídeos no TikTok e no Kwai para inventar mentiras como a de que cada usuário só poderia realizar nove transferências gratuitas por mês ou mesmo que haveria cobrança de tarifas em todas as movimentações feitas pelo sistema de pagamentos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos