Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos, vai substituir o dólar em papel por transações digitais a partir de abril, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação que trazem essa alegação enganosa fazem referência ao FedNow, serviço de transações instantâneas similar ao Pix brasileiro que deve ser lançado em julho e não pretende substituir as cédulas físicas ou qualquer outra forma de pagamento.
Publicações com a alegação enganosa acumulavam 9.000 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (11).
Posts que circulam nas redes enganam ao afirmar que o Fed irá substituir o dólar em papel por transações digitais a partir de abril e que o pagamento em cédulas não será mais aceito em território americano. As peças de desinformação fazem alusão ao FedNow, serviço de transações instantâneas semelhante ao Pix que, segundo o banco, não pretende eliminar qualquer forma de pagamento.
“O FedNow não é uma forma de moeda nem um passo para a eliminação de qualquer forma de pagamento, incluindo dinheiro em espécie”, afirmou a instituição em nota publicada em site oficial. De acordo com o banco, o serviço será lançado em julho e poderá ser usado por pessoas físicas e jurídicas…