Falso: Axel Kicillof: ‘O Estado nacional não teve que fornecer nada no ano passado para Aerolíneas Argentinas’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Embora o Estado nacional não tenha transferido recursos para a Aerolíneas Argentinas em 2023, acumulou um orçamento de 40,5 bilhões de dólares, recursos que deverão ser pagos no futuro e já foram incorporados nas demonstrações financeiras da empresa como dívida do Tesouro.
Segundo dados oficiais, em 2023 o Estado nacional não transferiu recursos para a empresa Aerolíneas Argentinas.

Contudo, o Governo comprometeu-se (através do que é conhecido como “orçamento acumulado”) a transferir um total de 40,5 mil milhões de dólares, fundos que deverão ser pagos no futuro.

Especialistas e documentos oficiais concordam que o “crédito acumulado” é uma obrigação de pagamento já assumida pelo Estado nacional, que ainda não foi efetivada, mas será efetivada.

O governador de Buenos Aires, Axel Kicillof (Frente de Todos), referiu-se à situação financeira da Aerolíneas Argentinas durante um evento na cidade de San Martín, onde afirmou que “o Estado nacional não teve que colocar a mão (sic) ano passado para Aerolíneas Argentinas”. 

Isto é enganoso . O Estado nacional não enviou fundos para Aerolíneas Argentinas em 2023, mas comprometeu-se (através do chamado “orçamento acumulado”) a transferir um total de 40,5 bilhões de dólares, fundos que deverão ser pagos no futuro e já foram incorporados ao demonstrações financeiras da empresa como uma dívida do Tesouro…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷