Apurado pelo site UOL Confere
É falso que o avião da Voepass que sofreu um acidente em Vinhedo (SP) na semana passada tenha solicitado um pedido de aterrissagem emergencial no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Posts alegam falsamente que o pedido teria sido negado.
Publicações reproduzem uma captura de tela de uma conversa de WhatsApp supostamente de um grupo de pilotos. O vídeo reproduz áudios do grupo que são atribuídos aos profissionais.
O conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda: “Piloto PEDIU pra ATERRIZAR e o controle aéreo NÃO AUTORIZOU!!!! URGENTE. Grupos de pilotos relatam que foi solicitado uma aterrisagem e foi negado o piloto relatou gelo. Outro disse que passou na mesma região e formou muito gelo. “Em 40 anos nunca vi tanto gelo”.”
Por que é falso
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, foi informada pela NAV Brasil (empresa responsável pela navegação aérea), que não houve pedido de urgência da aeronave à Torre de Controle do Aeroporto de Viracopos.
Cenipa diz que não houve comunicação de emergência. Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos declarou que não houve contato dos pilotos da aeronave da Voepass com a torre…
Veja a apuração completa no site UOL Confere