Falso: Aumento do gás e do arroz mostrados em vídeo não tem relação com governo Lula

Apurado pelo site Estadão Verifica

Reportagens usadas em peça de desinformação citam alta de preços por fatores como lei sancionada por Bolsonaro e instabilidade climática
O que estão compartilhando: vídeo que agrupa duas reportagens televisivas sobre aumento do preço do gás de cozinha e do arroz e declaração de Lula sobre projeções de crescimento da economia. Na tela do vídeo, são inseridos os textos: “Pode preparar o bolso, Brasil. Gás e arroz têm aumento” e “a economia de mau (sic) a pior”. O material sugere que a escalada dos preços dos produtos é responsabilidade do governo Lula.

O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. O aumento dos preços do gás de cozinha e do arroz mencionado nas reportagens não tem relação direta com o governo Lula. Em relação ao gás de cozinha, a alta é relacionada à implantação de uma alíquota única nacional do ICMS sobre o preço do produto, prevista em lei sancionada em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já no caso do arroz, a elevação do preço é provocada pela escassez do alimento devido à instabilidade climática no Rio Grande do Sul, restrições de exportações da Índia e bom ritmo de exportações do grão por produtores brasileiros…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica