Falso: Áudio sobre suposta ‘injeção’ de votos no Pacto Histórico é baseado em relatos inexistentes

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Um áudio de 47 segundos está circulando no Facebook dizendo o seguinte: “ Verificadores internacionais acabam de confirmar que descobriram que votos estavam sendo injetados no Pacto Histórico a partir do software do Registro Nacional. Isso já foi confirmado hoje, segunda-feira, dia 4, às 16h40 […] a mesma coisa estava acontecendo em outros países também. É isso que o Registrador tem que fazer […] Eles apenas verificaram. Temos que espalhar essa mensagem, temos que dizer às pessoas que isso está acontecendo e que as eleições podem realmente ser roubadas pelo Pacto Histórico .”

O vídeo é acompanhado por uma foto que mostra o registrador nacional, Alexander Vega, segurando a cédula para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 em uma mão e uma tira do formulário E-14, que é usado na Colômbia para registrar e transmitir os resultados das mesas no dia da votação, na outra. A imagem tem o texto sobreposto “ último minuto, está verificado ”.

No Colombiacheck verificamos o áudio e descobrimos que o que ele diz é falso, já que a suposta irregularidade nele relatada não é relatada em relatórios recentes ou antigos de observadores internacionais sobre as eleições de 2022 na Colômbia.

De acordo com a plataforma de verificação de fatos de terceiros da Meta, o artigo recebeu 37.000 visualizações nos últimos dez dias. No entanto, a fonte original do material é a conta do TikTok @santiapiedra7, onde acumulou 131.000 visualizações.

Como explicamos em “ É assim que o áudio é usado para espalhar pânico nas redes sociais ”, esse tipo de material busca disseminar rapidamente sentimentos de indignação, medo ou raiva por meio de pessoas que parecem compartilhar informações privilegiadas, mas que não se identificam nem se aprofundam na confiabilidade de suas fontes. Isso é particularmente arriscado no contexto pré-eleitoral que se inicia na Colômbia, antes das eleições de 2026 para a Presidência e o Congresso da República…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴