Jornalista não pediu que população tomasse ivermectina ao invés de se imunizar; remédio antiparasitário é ineficaz contra o coronavírus
Apurado pelo site Estadão Verifica
Um áudio que circula no WhatsApp espalha a alegação falsa de que o jornalista Alexandre Garcia teria orientado a população a não tomar a vacina bivalente contra covid. A autora da gravação também mente ao dizer que o imunizante é perigoso e que é preferível tomar ivermectina para combater o coronavírus. Leitores pediram a checagem deste conteúdo por WhatsApp, no número (11) 97683-7490.
A mensagem que circula é narrada por uma voz feminina. “Alexandre Garcia está tentando avisar a população que não é para tomar, nem deixar ninguém da família tomar, a vacina que o governo quer dar agora na próxima semana”, diz a responsável pelo áudio. “No lugar disso é para tomar ivermectina.” Em resposta ao Estadão Verifica, Alexandre Garcia negou ter feito qualquer recomendação do tipo e disse que “estão usando meu nome nas redes”. Ele informou ter se pronunciado sobre o assunto no YouTube.
A ivermectina é utilizada no tratamento de infestações por parasitas, e não tem eficácia comprovada contra a covid. Como mostrou o Estadão, o uso do remédio contra o coronavírus foi desaconselhado por profissionais de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou em 2022 que as indicações aprovadas para a ivermectina são apenas as que constam na bula do medicamento…