Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Está circulando um vídeo de uma declaração do governante autoritário da Venezuela, Nicolás Maduro, na qual ele supostamente diz: “Qualquer um que eles vejam protestando, eles o matam, eles atiram nele. Ninguém tem o direito de protestar na Venezuela. Se ele for para a prisão, eles o torturam, quebram suas pernas, para que ele nunca mais possa protestar diante de mim. “Quem matar mais desses meninos, darei a eles mais dinheiro e uma casa . ”
Este conteúdo foi compartilhado no Facebook ( 1 , 2 ) e TikTok . Além disso, é denunciada como possível desinformação na plataforma do Programa Independente de Verificação de Dados (3PFC) , destinado a combater boatos em redes Meta (Instagram, Facebook e Threads).
Na Colombiacheck verificamos a publicação e a classificamos como falsa. O áudio foi editado no vídeo de Maduro para fazer parecer que ele está dando essas ordens explicitamente em uma entrevista coletiva na sede presidencial, o Palácio de Miraflores, quando na gravação original ele não diz nada sobre isso. A voz possivelmente foi gerada com inteligência artificial (IA), segundo ferramentas de análise digital e especialistas.
Este mesmo áudio foi desmentido no início de agosto pelos Cazadores de Fake News , Effect Cocuyo , La Silla Vacía e Mardita.es . Porém, naquele momento havia sido sobreposto a outro vídeo, no qual o presidente aparecia falando para uma formação de membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB).
Esta desinformação circula no meio da violenta repressão do regime de Maduro contra os protestos e denúncias de fraude desencadeadas após as eleições presidenciais de 28 de julho, uma vez que os relatórios de escrutínio recolhidos por testemunhas e publicados na Internet pela oposição lhe dão a vitória. seu ex-candidato, Edmundo González, em contraste com a vitória concedida a Maduro sem provas, auditorias ou discriminação de resultados pelas autoridades eleitorais e judiciais sob seu controle…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴