Falso: Áudio de ‘bióloga’ mente ao alegar que variante ômicron não tem vacina

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um áudio de uma mulher que se apresenta como Mônica Travassos, doutora em biologia. Ela afirma que em todos os estados litorâneos do Brasil estão confirmados casos de ômicron, variante mortal da Covid-19, e que não há vacinas para combater esse novo vírus. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Todos os estados brasileiros que fazem o litoral do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, todos os estados do Nordeste e Norte – já estão confirmados casos da nova ômicron, que é a nova variante da Covid-19. É uma variante mortal e mata tanto quanto Covid-19 e ainda não temos vacina para ela

Ao contrário do que alega o áudio, as vacinas bivalentes foram desenvolvidas especificamente para proteger contra a variante ômicron. Esses imunizantes estão disponíveis no Brasil desde fevereiro. Seu uso como dose de reforço contra a Covid-19 foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022. Os imunizantes monovalentes, aplicados desde o início da pandemia, também ajudam a prevenir quadros graves e evitar mortes por essa variante…

Veja a apuração completa no site Lupa