Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
A assessoria de imprensa da candidata presidencial da oposição nega a Newtral.es que as autoridades tenham ordenado a sua detenção. “Também não há intimação de María Corina Machado”, acrescenta.
Um vídeo do procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, está circulando nas redes sociais, acompanhado da declaração de que emitiu um mandado de prisão contra a candidata presidencial da oposição , María Corina Machado. No entanto, é falso. Até 2 de novembro, não há registros de processo criminal aberto contra Machado. Além disso, a assessoria de imprensa de Machado esclarece ao Newtral.es que se trata de uma informação falsa.
“Urgente. O promotor venezuelano, Tareck Willians Saab, anunciou um mandado de prisão contra María Corina Machado. “Alerta Pueblo”, diz a mensagem de um vídeo publicado originalmente no TikTok em 23 de outubro e também divulgado no Facebook nos dias seguintes. “Agora María Corina Machado tem um mandado de prisão alegando o quê. “O que o mundo está esperando”, diz um comentário no Facebook.
A desinformação, que nos questionou através do nosso serviço de verificação do WhatsApp , circulou após as eleições primárias da oposição de 22 de outubro, nas quais María Corina Machado, do partido Vente Venezuela, foi a vencedora…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸