Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
A foto da prisão do homem aparece em postagens do Facebook com esta afirmação anexada: Ele é um assassino em série e está à solta — na sua cidade.
“Aviso”, dizia uma publicação do Facebook de 21 de janeiro em um grupo para pessoas “comprarem/venderem/trocarem” coisas no Condado de Grant, Wisconsin. “Todos que estiverem por perto #grant. Estamos sendo fortemente encorajados a permanecer alertas e vigilantes durante esses tempos, pois temos um serial killer à solta em nossa vizinhança. O homem identificado como Jeffrey Thomas (61) está se movendo pela área batendo nas portas das pessoas em busca de ajuda, alegando estar morrendo de fome e sem teto. Depois de ser ajudado, ele ataca você após ganhar sua confiança. Esse cara é cruel e muito perigoso. Ontem à noite, ele esfaqueou uma mãe solteira de 41 anos com uma faca em sua casa na frente de seus filhos e a deixou para morrer.”
Avisos quase idênticos apareceram online com uma diferença fundamental — o suposto local onde Thomas está “à solta” é diferente. Vimos postagens alegando que ele estava foragido em Cleveland ; Scranton, Pensilvânia ; Seattle e outros lugares.
Isso porque é uma farsa. E essas postagens foram sinalizadas como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Instagram e Threads.)
A foto da reserva é autêntica, mas não mostra alguém chamado Jeffrey Thomas. É John Arthur Getreu, um serial killer condenado que morreu em 2023 …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸