Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O antigo Presidente Donald Trump há muito que se concentra nas elevadas taxas de criminalidade como uma questão de campanha, mas esta posição tem sido complicada pelas notícias do declínio da criminalidade violenta, incluindo homicídios. Assim, Trump e os seus aliados tentaram uma nova abordagem – questionando se os números do FBI estão incompletos e, portanto, errados.
Num discurso de 15 de junho na “Convenção do Povo” em Detroit, Trump disse: “Joe Biden saiu outro dia tentando alegar que a criminalidade diminuiu. Mas, na verdade, a criminalidade está aumentando. Eles não denunciam mais os crimes adequadamente, como você provavelmente já ouviu falar. Crooked Joe está citando estatísticas que não incluem mais dados de 30% do país, incluindo as maiores e mais violentas cidades.”
Questionada sobre evidências da alegação de falta de 30% de Trump, a porta-voz do Comitê Nacional Republicano, Anna Kelly, não abordou diretamente a estatística, dizendo, em vez disso, que “na maioria das cidades, as taxas de homicídio permanecem mais altas do que os níveis pré-pandêmicos” e que ” 63% dos americanos acreditam que a criminalidade é um problema sério.”
Os comentários de Trump seguem-se à divulgação de dados preliminares pelo FBI em 10 de junho, mostrando que durante os primeiros três meses de 2024, os crimes violentos caíram 15,2% em comparação com o mesmo período de 2023. Dentro dessa categoria, os assassinatos diminuíram 26,4%, os estupros denunciados diminuíram 25,7%, agravaram-se. as agressões diminuíram 12,5% e os roubos caíram 17,8%…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸