Falso: As autoridades de saúde peruanas não associaram a casca de abacaxi com câncer e outras doenças

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O Ministério da Saúde do Peru não emitiu uma declaração que atribua riscos de doenças a longo prazo ao consumo de casca de abacaxi.

Está circulando nas redes sociais uma suposta declaração do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas do Peru (INEN) alertando que os pesticidas encontrados na casca do abacaxi “podem causar câncer ou outras doenças”. O texto, que você nos solicitou por meio de nosso serviço de verificação do WhatsApp , recomenda sua divulgação “para evitar a propagação de doenças cancerígenas”. Trata-se de um boato que é compartilhado desde 2020 e já foi desmentido pelo Ministério da Saúde peruano e pelo INEN em sua conta oficial no Twitter, pois a suposta declaração é falsa e nunca foi emitida por nenhuma dessas duas instituições.

A falsa declaração, que voltou a viralizar, afirma que a casca do abacaxi não deve ser usada para consumo humano devido a todos os pesticidas que contém, que “são liberados quando fervem na água” e podem causar câncer ou outras doenças. Acrescenta ainda que deve ser utilizado apenas como produto de limpeza e indica que a não consideração deste aviso pode afetar todas as pessoas que o ingerirem. 

Um vídeo do TikTok postado por um suposto técnico de saúde recentemente se tornou viral , onde ele também afirma que a casca do abacaxi é prejudicial à saúde humana. Tanto o vídeo quanto a falsa declaração atribuída às autoridades sanitárias peruanas sustentam que os pesticidas da casca do abacaxi que têm sido usados ​​para proteger esta fruta seriam tóxicos para o consumo humano quando infundidos em água ou no preparo de uma piña colada. 

A suposta declaração do Ministério da Saúde do Peru que relaciona a casca de abacaxi e o câncer circula nas redes sociais desde 2020 e foi desmentida pelos meios de verificação La República e AFP, pertencentes à Rede Internacional de Verificação de Fatos ( IFCN ) . , bem como Newtral.es. Da mesma forma, tanto o Ministério da Saúde quanto o Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas confirmaram no Twitter que não publicaram essa declaração…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸