Apurado pelo site Snopes
O empreendedor de tecnologia Elon Musk respondeu a uma história falsa da CNN sobre ele supostamente pensando em derreter a Estátua da Liberdade na cidade de Nova York. De acordo com o rumor, Musk estava considerando derreter a estátua mundialmente famosa para fazer uma série de Tesla Cybertrucks de edição limitada.
Musk postou brincando ( arquivado ) no X em 11 de dezembro de 2024: ” Não, eu definitivamente derreti 1.000% ” . Ele incluiu uma captura de tela de uma verificação de fatos da Reuters desmascarando o boato, que continha a manchete: ” s: a manchete da CNN sobre Musk derretendo a Estátua da Liberdade é falsa ” .
O rumor circulou como uma suposta captura de tela supostamente mostrando um artigo da CNN por Brian Stelter, o analista chefe de mídia da rede de notícias. Por exemplo, um usuário na plataforma de mídia social Bluesky postou ( arquivado ) a imagem mostrando o logotipo da CNN e uma manchete dizendo, “Elon Musk considera derreter a Estátua da Liberdade para fazer uma série de caminhões cibernéticos de edição limitada.” O próprio Stelter disse mais tarde ( arquivado ) no X que era ” uma história totalmente inventada ” .
A foto que acompanhava o artigo falso da CNN mostrava a Estátua da Liberdade com a imagem do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. A legenda da foto dizia: “‘Lady Liberty é francesa. Não há nada menos americano do que essa estátua’, Musk foi ouvido dizendo em um almoço em Mar-a-Lago.”..
Veja a apuração completa no site Snopes