Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o arroz da marca Taipan, que aparece em uma foto à venda por R$ 18,99, seja um produto taiwanês importado pelo governo Lula a preços mais baixos do que o produzido no Rio Grande do Sul. A marca é produzida por uma empresa com sede no Paraná, e a foto traz indícios de que se trata de um preço promocional ou antigo: atualmente, o saco de cinco quilos do arroz Taipan custa por volta de R$ 30. Além disso, o governo federal ainda não importou nenhum arroz: a previsão é que o primeiro leilão ocorra na próxima quinta-feira (6).
A imagem com a comparação desinformativa acumulava ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (3). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
São enganosas as publicações que comparam o preço de duas marcas de arroz tipo 1 para sugerir que o produto mais barato teria sido importado de Taiwan pelo governo Lula. As duas empresas produtoras citadas nas peças de desinformação são brasileiras.
A marca Taipan, apontada nas publicações como originada de Taiwan, é produzida pela Sabor Sul Alimentos, sediada em Cascavel Velho (PR). Já o Tio João, sinalizado como “arroz gaúcho”, pertence à Josapar Joaquim Oliveira Participações, que tem sede em Porto Alegre…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos