Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que 25% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) aprovem o governo Lula (PT) no começo de 2025.
Publicações nas redes sociais usam o recorte de um programa da GloboNews sobre uma pesquisa Quaest de agosto de 2023, primeiro ano do terceiro mandato de Lula, como se fosse atual.
Segundo pesquisa Quaest mais recente, de janeiro deste ano, o índice de eleitores de Bolsonaro que aprovam o trabalho do presidente Lula é de 10%.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Post usa recorte de trecho de um programa da GloboNews de agosto de 2023 com a legenda: “Eleitores de Bolsonaro aprovam governo Lula”. O conteúdo tem sido publicado nas redes sociais em fevereiro de 2025 sem indicação de data.
No vídeo, o jornalista César Tralli usa a expressão “Lunaros”, que seriam eleitores de Bolsonaro que aprovam Lula. Na sequência, o comentarista de política Mauro Paulino diz que 25% dos eleitores de Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2022 aprovam o governo Lula, segundo a pesquisa Quaest…
Veja a apuração completa no site UOL Confere