Apurado pelo site Lupa
Posts que circulam nas redes alegam que, a partir do final de maio deste ano, problemas de saúde como hérnia de disco, diabetes e depressão foram incluídos pelo INSS em um decreto como critérios para adquirir aposentadoria. É falso. Apenas o diagnóstico das condições não é capaz de assegurar o afastamento temporário ou permanente por invalidez.
Circulam nas redes sociais posts afirmando que o governo federal publicou decreto, no fim de maio deste ano, que garante aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas diagnosticadas com hérnia de disco, diabetes ou depressão. É falso.
O INSS afirma que não existe uma lista restritiva com doenças específicas que conferem direito à aposentadoria. Os portadores desses problemas de saúde já podiam ter direito ao benefício, desde que isso os limitasse ou impedisse de trabalhar. Ao contrário do que é afirmado no vídeo, no entanto, o laudo com o diagnóstico não assegura o afastamento legal. Outros critérios são analisados.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Os brasileiros estão felizes da vida […] Foi divulgado nesta manhã do dia 30 de maio, três doenças que agora pode se aposentar pelo INSS, antes não podia, agora foi divulgado […] Hérnia de disco […] Diabetes […] A terceira doença que se aposenta agora pelo INSS é a depressão…