Apurado pelo site Aos Fatos
Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), não anunciou internet gratuita para os brasileiros, como fazem crer publicações nas redes. Não houve qualquer comunicação similar por parte do bilionário ou de sua provedora de acesso à internet via satélite, Starlink. As peças de desinformação compartilham um vídeo falso que simula um trecho do Jornal Nacional e redireciona a um site que rouba dados e dinheiro de usuários.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (2).
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo editado do Jornal Nacional para direcionar os usuários a um golpe que rouba dinheiro e dados pessoais. Os posts usam uma imitação da voz do apresentador William Bonner para fazer crer que Elon Musk teria anunciado internet gratuita para o Brasil. Aos Fatos não localizou qualquer registro de declaração semelhante nas redes e na imprensa.
O serviço fornecido pela Starlink é pago desde o seu lançamento no país, em 2022. Desde então, houve anúncios de descontos na aquisição de equipamentos e em mensalidades, mas nunca foi anunciada a gratuidade do serviço. De acordo com a empresa, atualmente o kit composto por antenas, cabo e roteador custa R$ 2.000. Já os planos mensais custam a partir de R$ 184…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos