Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o deputado federal e presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados, Rui Falcão (PT-SP), chamou o colega Nikolas Ferreira (PL-MG) de “chupetinha” durante audiência na última terça-feira (28). O deputado federal André Janones (Avante-MG) admitiu ter sido o autor da ofensa. Nas imagens de transmissão da sessão legislativa, também é possível ver que o microfone de Falcão estava desligado quando o xingamento homofóbico foi proferido.
As publicações enganosas acumulam ao menos 1.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (29). O conteúdo também tem sido disseminado em grupos no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
A ofensa “chupetinha”, direcionada ao deputado Nikolas Ferreira durante sua participação na audiência da CCJ da Câmara dos Deputados na última terça-feira (28), tem sido atribuída de maneira enganosa ao presidente da comissão, Rui Falcão. O autor da declaração foi, na verdade, o deputado André Janones, que admitiu ter proferido o xingamento na manhã desta quarta (29).
Durante a fala de Ferreira, Janones fez diversas interrupções e usou palavras como “chupeta” e “Nikole” para se referir ao parlamentar. O último apelido faz menção a um episódio protagonizado por Ferreira no Dia Internacional da Mulher, quando usou uma peruca para realizar um discurso transfóbico no plenário da Câmara…