Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Desde a descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV) na década de 1980 , mitos generalizados sobre a infecção pelo HIV e alegações sobre curas naturais continuaram a se espalhar .
Semelhante ao que o Africa Check viu com o Covid-19 e o Ebola , o surto de uma doença geralmente fornece um terreno fértil para a desinformação sobre saúde prosperar, devido ao medo e pânico resultantes.
Sempre que há dúvida e confusão, as pessoas estão dispostas a explorá-la, especialmente para obter ganhos financeiros, de acordo com o Dr. Alastair McAlpine , especialista em doenças infecciosas do departamento de Prevenção e Controle de Infecções do British Columbia Children’s Hospital Research Institute, no Canadá.
” Quando as pessoas estão com raiva e com medo, elas estão mais dispostas a ouvir as pessoas que oferecem soluções fáceis ou informações erradas “, disse ele ao Africa Check.
Dados científicos fora de contexto, jargões médicos e linguagem pseudocientífica também podem causar confusão e dúvidas…