Segundo dados do Banco Mundial, a economia argentina foi a sexta que mais cresceu em relação a 2020, com uma alta de 16,1% do PIB. No entanto , o presidente tomou 2020 como base de comparação, quando a economia argentina sofreu uma forte queda (9,9%) devido à pandemia do coronavírus.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Segundo dados do Banco Mundial, a economia argentina foi a sexta que mais cresceu em relação a 2020, com uma alta de 16,1% do PIB.
No entanto, o presidente tomou como base de comparação o ano de 2020, quando a economia argentina sofreu uma forte queda (9,9%) devido à pandemia do coronavírus.
Se forem levados em conta os dados de 2019 (antes da pandemia), nosso país foi o 27º país que mais cresceu entre 54 nações.
O Presidente da Nação, Alberto Fernández, assegurou durante entrevista ao programa De Acá en Más, que é transmitido pela Rádio Urbana Play, que “ a Argentina nos últimos 2 anos é o segundo país que mais cresceu no mundo. “
No entanto, isso é enganoso. Se for tomada a evolução do PIB nos últimos 2 anos, o nosso país foi o sexto país que mais cresceu. No entanto, o presidente tomou como base de comparação um ano em que a economia caiu fortemente por conta da pandemia: se a comparação for feita com 2019, a Argentina ocupa a 27ª posição entre 54 nações.
Durante a entrevista, a jornalista María O’Donnell perguntou ao presidente sobre os efeitos do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) na economia. Neste ponto, Fernández destacou que “a Argentina nos últimos 2 anos é o segundo país que mais cresceu no mundo”…