Apurado pelo site Estadão Verifica
Sindicato de Vigilantes informa que 600 profissionais foram demitidos recentemente, mas não houve anúncio de que seriam trocados por pessoas que cumprem pena
O que estão compartilhando: Governo de Alagoas vai demitir e substituir 1.600 vigilantes por reeducandos do sistema penal.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O Governo de Alagoas negou que tenha plano de substituir seguranças de hospitais por apenados. Postagens que afirmam isso foram classificadas como “fake news” pela gestão estadual. O Sindicato dos Vigilantes do Estado de Alagoas (Sindvigilantes) informou que 600 profissionais foram demitidos recentemente, mas afirmou não haver nenhum anúncio por parte do governo de que eles seriam substituídos por pessoas condenadas.
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social alagoana tem desde 2018 um programa para empregar apenados em regime aberto e semiaberto em vagas como auxiliar de serviços gerais, copeiro e pintor. A portaria que regulamenta o programa não lista vagas de vigilante entre as possibilidades de contratação para reeducandos. Um documento da secretaria lista a contratação de 627 pessoas condenadas, em 33 órgãos estaduais. Na Secretaria de Saúde, havia vagas para auxiliar de portaria, pedreiro, pintor e eletricista…