Falso: Adolfo Pereira: O estado de Lara tem 104 postos ativos

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Kemberling Rodriguez 

A Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo do mundo; até 2019 tinha 309 bilhões de barris , segundo informações da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). Porém, dos derivados de petróleo, como a gasolina, sua produção e distribuição vem apresentando falhas no país. 

Lara é uma das regiões afetadas pela escassez de combustível, realidade que se verifica nas frequentes filas de viaturas à volta dos postos de abastecimento de Barquisimeto e concelhos estrangeiros . Apesar disso, Adolfo Pereira, governador da entidade, declarou em meados de março que “o estado de Lara conta com 104 postos de atendimento ativos “, segundo reportagem do jornal local El Informador. Na ocasião, assegurou que não houve aumentos na distribuição devido a escutas clandestinas no gasoduto localizado entre o estado de Yaracuy e o estado de Lara. 

A equipa do Cotejo colocou a sua lupa na afirmação sobre o número de postos de abastecimento que estão a funcionar na Lara e qualificou-a como mentira , por se tratar de um discurso repetitivo que contraria as declarações dos donos das bombas de gasolina que denunciam a operação de cerca de 53 bombas em todo o território Larense.

Do setor que agrupa os postos de gasolina do estado de Lara, também foi apontado que 70% do combustível que é distribuído “só fica em três postos de gasolina da capital de Lara”, portanto há desigualdade na distribuição . Motoristas particulares, transportadores, motoristas de cargas pesadas e produtores agrícolas denunciaram publicamente o problema da escassez de combustível e sua distribuição discricionária.

Dois meses depois do depoimento analisado nesta apuração, o governador Pereira contradisse-se ao indicar, a 12 de maio, que “actualmente se recebe combustível para 55 postos de abastecimento” …

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪