Falso: ‘Abortos eletivos até o momento do nascimento, inclusive. Bebê saudável de 9 meses de idade morto no momento do nascimento. Foi nisso que Jon Tester e os democratas votaram.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Tim Sheehy, o candidato republicano que pretende destituir o senador democrata Jon Tester, de Montana, e dar o controlo do Senado dos EUA ao Partido Republicano, está a fazer campanha sobre o que chama de posição “extrema” de Tester e dos democratas sobre o aborto.  

Num debate televisionado em 8 de junho, Sheehy acusou Tester e os Democratas de votarem a favor de “abortos eletivos até e incluindo o momento do nascimento”. Essa declaração levou Tester a responder: “Dizer que estamos matando bebês às 40 semanas é uma besteira total”. 

Sheehy fez essa acusação no site de sua campanha , que diz: “Jon Tester apóia o aborto eletivo sob demanda até o momento do nascimento. Pense nisso novamente: Jon Tester apóia o aborto de um bebê saudável e nascido a termo um dia antes do nascimento. Essa é a posição extrema aqui.” Declarações semelhantes foram feitas nas postagens da campanha nas redes sociais .

Pintar o candidato democrata com, nas palavras de Sheehy, uma posição “extrema” sobre o aborto é uma estratégia de campanha conservadora familiar e um tema de campanha neste ciclo eleitoral . Mas como isso se sustenta?..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸