Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Uma foto do Facebook afirma que a varíola, uma infecção viral que a Organização Mundial da Saúde declarou erradicada em 1980, retornará agora que o presidente eleito Donald Trump disse que nomeará Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde e Serviços Humanos.
“Diga olá à varíola. Ela nunca foi erradicada; ela é controlada por vacinas, que RFK Jr. diz que eliminará a cobertura, tornando as vacinas ‘opcionais'”, dizia o texto sobreposto a uma imagem em uma publicação do Facebook de 15 de novembro . A imagem mostra uma criança com varíola e Kennedy, o indicado de Trump para secretário de saúde e serviços humanos.
A foto do Facebook foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Threads e Instagram.)
Esta alegação não é verdadeira. A Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente a varíola erradicada em 1980, após anos sem novos casos relatados. A varíola é “a única doença infecciosa a atingir essa distinção”, de acordo com a OMS . Nos Estados Unidos, não houve casos naturais de varíola desde 1949, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. O último caso relatado de varíola no mundo foi registrado na Somália em 1977.
A vacina contra a varíola foi o principal impulsionador na eliminação da doença, mas desde a eliminação do vírus, a vacina não desempenha nenhum papel em manter a varíola erradicada . A vacina contra a varíola, no entanto, protege contra o vírus mpox …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸