Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 18 de dezembro de 2023, foi publicado no Facebook a imagem de uma suposta carta da Universidade de Edimburgo datada de 14 de dezembro de 2023. Segundo o que lemos no texto da carta, a universidade escocesa teria pedido desculpas publicamente aos palestinos pela Declaração Balfour de 1917 «escrita por Arthur James Balfour, o mais longevo da Universidade (1891-1930), com a qual concedeu à Palestina a sede nacional do povo judeu, negando ao povo indígena palestino a autodeterminação e a liberdade em sua própria pátria”.
A referência é ao chamado “Declaração Balfour”de 1917, escrito pelo então secretário de Relações Exteriores britânicoArtur Balfoure reitor da Universidade de Edimburgo, com o qual o governo britânico apoiou a necessidade de estabelecer uma pátria nacional para o povo judeu na Palestina, razão pela qual nos anos seguintes muitos judeus começaram a estabelecer-se nesta área.
O conteúdo analisado é enganoso e veicula notícias falsas.
Contatado por verificadores de fatos do Reino Unido na Full Fact , porta-voz da Universidade de Edimburgo ele esclareceu que a carta “não é uma declaração oficial da Universidade”, mas sim “um texto ficcional criado para um evento teatral privado”.
Como explicouna verdade em XFarah Saleh, artista de dança palestino, acadêmico e pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Edimburgo, «a carta de desculpas é uma ficção. Faz parte da minha aula de espetáculo.”Reparos Balfour (2023-2043)“, desenvolvido durante minha bolsa de pós-doutorado na Universidade de Edimburgo.”..