FALSO: ‘A União Europeia está agora a alertar as mulheres grávidas para não tomarem a vacina COVID-19 devido à possibilidade de infertilidade e aborto espontâneo.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Evidências crescentes mostram que as vacinas contra a COVID-19 são seguras para as mulheres tomarem antes e durante a gravidez. Mas alguns usuários de mídia social estão alertando incorretamente que as agências de saúde dizem que mulheres grávidas não devem tomá-los.

“ÚLTIMA HORA: A União Europeia está agora alertando as mulheres grávidas para não tomarem a vacina COVID-19 devido à possibilidade de infertilidade e aborto espontâneo”, dizia o texto de um tweet compartilhado em uma captura de tela em uma postagem no Instagram de 31 de maio .

A postagem no Instagram foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram.)

O tweet original compartilhado na postagem do Instagram teve mais de 1,8 milhão de visualizações no Twitter em 1º de junho. Mas não há evidências de que a UE tenha alertado mulheres grávidas contra a vacinação…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸