Falso: A Ucrânia não pediu para avançar no serviço militar aos 16 anos, é uma farsa

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O serviço militar é obrigatório na Ucrânia para homens ucranianos entre 18 e 27 anos, mas é falso que o Ministro da Defesa tenha pedido a redução da idade de acesso

Várias publicações que se tornaram virais nas redes sociais afirmam que o Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umiérov, tinha pedido para “reduzir a idade do serviço militar obrigatório para 16 anos”. É falso e é uma farsa espalhada por um canal russo do Telegram que se faz passar por um meio de comunicação ucraniano. O serviço militar é atualmente obrigatório na Ucrânia para homens com idades entre 18 e 27 anos.

“O Ministro da Defesa da Ucrânia quer enviar rapazes de 16 anos para a guerra. O argumento deles é que a partir dessa idade podem ter filhos e, portanto, também devem lutar na frente”, afirmam diversas mensagens em espanhol espalhadas pelo X (antigo Twitter), Facebook e Telegram. Algumas dessas postagens são acompanhadas por imagens de membros da Juventude Hitlerista com Adolf Hitler.

Não há registo nos meios de comunicação social de qualquer pedido do Ministro da Defesa ucraniano a este respeito. Na verdade, o Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia (Spravdi) negou nos seus canais oficiais que exista qualquer proposta para reduzir a idade de acesso ao serviço militar obrigatório.

A lei ucraniana estabelece que o serviço militar é “obrigatório” para homens entre 18 e 27 anos “que estejam aptos para tal do ponto de vista da sua saúde”. Em nenhum momento menciona a possibilidade de menores poderem ingressar no exército…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸