Falso: A suposta nota de Kienyke sobre uma ordem de Petro para ensinar que os M-19 são ‘heróis’ é uma invenção

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Um de nossos leitores nos pediu para verificar uma publicação em que é mostrada uma suposta imagem tirada da mídia Kienyke para indicar que o presidente, Gustavo Petro, e a Federação Colombiana de Os educadores (Fecode) ordenaram que escolas e universidades fossem obrigadas a ensinar que “guerrilheiros são heróis”.

Mas isso é falso. Não há evidências de que o meio digital tenha feito a referida publicação ou que o presidente tenha dado tal ordem, o que lhe é atribuído como uma frase textual com sua fotografia, acompanhada do logotipo de Kienyke.

“🚨ÚLTIMO MINUTO🚨 Petro e FECODE ordenaram INDOUTRINAR nossos filhos, dizendo-lhes que o M19 e os guerrilheiros são heróis. TRAFICANTE DE DROGAS PETRO! FECODE É DA GUERRILHA! RETWEET 🔁 SE REJEITAR PETRO E FECODE” (sic).

A desinformação inclui uma suposta peça gráfica do meio digital, onde Petro aparece ao lado de uma bandeira da guerrilha à qual pertencia, o Movimento 19 de Abril (M-19), grupo que depôs as armas em 1990. A citação atribuída para O presidente diz o seguinte: “Ordeno que as escolas e universidades ensinem que os M19 são heróis. Os jovens devem seguir o exemplo do M19” (sic).

@JOVENCD é descrito como um relato de jovens do partido Centro Democrático e da oposição ao atual governo. No momento desta verificação, o tweet que ele publicou em 1º de dezembro de 2023 com essa desinformação tinha mais de 18 mil visualizações, 742 curtidas e 191 comentários…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴