Falso: A Rússia tentaria minar as eleições presidenciais americanas…

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

Um vídeo falso circulou amplamente nos últimos dias nas redes sociais. Mostra os chamados haitianos que afirmam ter votado ilegalmente em diversas ocasiões na candidata democrata Kamala Harris no estado indeciso da Geórgia. No entanto, este vídeo foi produzido por uma organização de desinformação russa, de acordo com inúmeras agências de inteligência americanas.

O Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), o Federal Bureau of Investigation (FBI) e a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (CISA) afirmaram em um comunicado conjunto divulgado na sexta-feira que agentes de influência russos fabricaram um vídeo recente mostrando falsamente indivíduos posando como sendo do Haiti e votando ilegalmente em vários condados da Geórgia .

Esta actividade russa faz parte de um esforço mais amplo de Moscovo para levantar dúvidas infundadas sobre a integridade das eleições nos EUA e alimentar divisões dentro da população americana , dizem as agências de inteligência.

O vídeo espalhou-se nomeadamente numa comunidade da rede social X que se dedica a listar potenciais casos de fraude eleitoral ou irregularidades nas eleições americanas, criada pelo comité de ação política do bilionário e dono da plataforma X, Elon Musk.

Este último está ocupado a lançar dúvidas sobre o processo eleitoral e os possíveis resultados da votação na sua conta, que conta há várias semanas com mais de 200 milhões de assinantes.

O secretário de Estado da Geórgia, Bard Raffensperger, vinculou o vídeo à Rússia em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira. Ele então pediu a Musk e aos proprietários de outras redes sociais que o removessem de suas plataformas…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦