Falso: A Pacific Gas & Electric Co. desligou deliberadamente o fornecimento de energia ‘para os eleitores republicanos’ na Califórnia no dia da eleição.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Durante nossa disputa nacional por energia, uma empresa de energia da Califórnia desligou o aparelho? “#Breaking: Eles desligaram a energia dos eleitores republicanos”, postou um usuário em 5 de novembro no X, “A Pacific Gas & Electric na Califórnia desligou a energia em várias áreas ‘republicanas’.” 

A Pacific Gas & Electric Co. , também conhecida como PG&E, fornece energia elétrica para cerca de 16 milhões de pessoas no norte e centro da Califórnia. Mas a empresa não desligou os eleitores no dia da eleição. 

Há potencial para um desligamento intencional de energia para evitar incêndios florestais em ventos fortes, mas a previsão é que isso aconteça após o fechamento das urnas. E os centros de votação têm geradores de reserva caso um desligamento seja necessário. 

(Captura de tela da postagem X)

Em ventos fortes, linhas de energia elétricas vivas caindo ou batendo em vegetação seca podem causar incêndios florestais. Então, se as condições climáticas justificarem, os serviços públicos na Califórnia podem ser intencionalmente desligados em áreas específicas para reduzir o risco de incêndio — isso é chamado de desligamento de energia de segurança pública …

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸