Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Quase uma década depois de Joe Arpaio, então xerife do Condado de Maricopa, Arizona, ter organizado uma entrevista coletiva para lançar falsamente dúvidas sobre a cidadania do ex-presidente Barack Obama, algumas postagens nas redes sociais estão reformulando o evento como uma notícia nova.
“Uau! Já era hora!”, dizia uma publicação no Facebook de 19 de fevereiro . “A mídia está mostrando como a certidão de nascimento de Obama foi alterada! Ele nunca nasceu nos EUA, então nunca foi um presidente de verdade! Tudo o que ele assinou será revertido!”
A postagem incluía imagens da coletiva de imprensa.
Esta publicação foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Instagram e Threads.)
Primeiro: Obama é um cidadão americano que nasceu nos Estados Unidos. Mas isso não impediu que as pessoas alegassem sem fundamento que ele nasceu no Quênia. Por mais de uma década, o PolitiFact verificou os fatos de 30 e poucas declarações sobre o local de nascimento de Obama…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸