Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
Publicações virais atribuem a alegada informação à Deutsche Welle e ao Frankfurter Allgemeine Zeitung e colocam o alegado graffiti em Berlim, mas é falsa
Postagens estão circulando nas redes sociais alegando que os meios de comunicação alemães Deutsche Welle (DW) e Frankfurter Allgemeine Zeitung ( FAZ ) relataram pichações retratando Volodymyr Zelensky como um canibal. De acordo com os alegados artigos destes meios de comunicação alemães, o graffiti teria aparecido em Berlim e a polícia berlinense estaria à procura do seu autor. No entanto, isto é falso : nem a DW nem a FAZ publicaram tais informações e não há registos de que este graffiti seja real ou esteja a ser investigado pela polícia.
“Alguém em Berlim pintou um grafite de Zelensky como um canibal comendo seus soldados. A polícia de Berlim procura o autor do mural com Zelensky, o canibal. O Führer não deveria se apresentar assim. Eles vão prender e processar os seus próprios cidadãos porque ofenderam algum palhaço na Ucrânia. Em que a Alemanha caiu” ou “’Graffiti anti-ucraniano visto em Berlim’. – Frankfurter Allgemeine”, dizem postagens compartilhadas no Facebook e no X (antigo Twitter) desde pelo menos 13 de setembro.
Às vezes, são acompanhados por uma suposta captura de tela mostrando o cabeçalho do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung e um artigo intitulado “Graffiti anti-ucraniano apareceu em Berlim” em alemão. Segundo a nota, a polícia de Berlim estaria à procura do autor do graffiti – do qual está incluída uma fotografia – que mostra Zelensky a dar uma dentada no braço ensanguentado ao lado da palavra ‘canibal’ escrita em alemão.
Outras postagens são acompanhadas por uma captura de tela que simula uma história do Instagram postada pela emissora alemã Deutsche Welle. Novamente, mostra a fotografia do suposto graffiti ao lado de uma manchete que a mídia alemã teria publicado e escrita em inglês dizendo “Alemanha: graffiti escandaloso em Berlim”…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸