Falso: A Letônia não multou cidadãos por comemorar a vitória da Segunda Guerra Mundial sobre Hitler

Apurado pelo site Reuters

Multas emitidas pela polícia da Letônia pela publicação de símbolos proibidos por lei estão sendo falsamente reivindicadas online como multas por comemorar a vitória da Segunda Guerra Mundial sobre a Alemanha nazista.

Postagens que circulam desde 10 de julho no Facebook ( aqui , incluindo uma captura de tela de uma manchete do RT russo aqui ) e na plataforma de mensagens X, anteriormente conhecida como Twitter , dizem que os cidadãos letões estão sendo multados “por comemorar a vitória da Segunda Guerra Mundial sobre Hitler”.

Algumas postagens, como no TikTok em russo, explicam que as penalidades foram aplicadas em postagens a partir de 9 de maio, quando a Rússia comemora o Dia da Vitória, um dos feriados mais importantes do país .

Um usuário do X disse: “Esse é o dia que celebra a derrota da Alemanha nazista. Porque a Letônia é um estado nazista na OTAN nazista” .

A alegação é enganosa. Riga comemora oficialmente a vitória sobre a Alemanha nazista em 8 de maio. Moscou comemora a vitória um dia depois. A celebração russa é controversa na Letônia e seus vizinhos, Estônia e Lituânia, que afirmam que Moscou usou essa vitória sobre Hitler para incorporar à força a região do Báltico na União Soviética …

Veja a apuração completa no site Reuters