Falso: A Lei de Equidade Digital é um subsídio ‘baseado em raça’ e ‘ilegal’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O presidente Donald Trump chamou uma lei da era Biden para expandir o acesso à internet de alta velocidade de “racista” e “ilegal”. 

Em uma publicação no Truth Social de 8 de maio , Trump disse que ele e o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, “concordam que a chamada ‘Lei de Equidade Digital’ de Biden/Harris é totalmente INCONSTITUCIONAL. Chega de esmolas baseadas em raça! O Programa de Equidade Digital é uma doação RACISTA e ILEGAL de US$ 2,5 BILHÕES DE DÓLARES. Estou encerrando isso IMEDIATAMENTE e economizando BILHÕES DE DÓLARES para os contribuintes!”

A lei que Trump chamou de “consciente” e “racista” é usada por todos os estados para expandir o acesso à internet de alta velocidade para milhões de americanos, não apenas para minorias raciais. Trump não tem o poder de declarar a lei inconstitucional e descaracterizou erroneamente quem se beneficia do programa.

Solicitamos à Casa Branca e aos departamentos federais envolvidos no programa evidências para apoiar a declaração de Trump e não recebemos resposta.

Embora Trump tenha se referido à lei como “ilegal”, organizações familiarizadas com ela disseram não ter conhecimento de nenhuma contestação judicial a ela…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸