Falso: A IA ao serviço do humor e do absurdo, o formidável contraponto da equipa de campanha de Donald Trump

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Os observadores temiam uma explosão de desinformação ligada ao uso de algoritmos de geração de imagens. Mas o campo trumpista utiliza-o sobretudo como um instrumento cómico, capaz de seduzir os jovens.
DDonald Trump posando no Air Force One (o avião presidencial), cercado por gatos e patos. Um felino vestido com traje militar, arma de assalto na mão, boné MAGA ( “Make America Great Again” ) na cabeça. O 45º presidente  , uma ninhada de gatinhos nos braços, que protege atrás de uma espada de fogo. O candidato presidencial, vestido com uma fantasia de Super-Homem, voa carregando um canário, ou cavalga orgulhosamente um gato malhado gigante diante da bandeira americana… Desde 8 de setembro, e a difusão nos círculos pró-Trump do boato de que haitianos comem alimentos domésticos animais , inúmeros vídeos e imagens gerados pela inteligência artificial (IA) sobre este tema inundaram as redes sociais, por vezes partilhadas por Elon Musk e pelo próprio Donald Trump. Com uma coisa em comum: em vez de procurarem provar as acusações, por exemplo através de pseudofotos de migrantes apanhados em flagrante, todos apresentam Donald Trump em situações obviamente absurdas. Para alegria dos apoiadores do candidato republicano, entusiasmados com o tom irreverente e excêntrico da sequência.

Na sua rede Truth Social , em círculos ativistas no Facebook ou mesmo no Trump posta memes de gatos antes do debate ”, ri um internauta. “O prompt [a instrução a ser dada a um algoritmo de geração de imagem] é mais poderoso que a espada ”, aprecia outro. “Quanto mais irritados Harris e os democratas ficarem, mais imagens e memes feitos por IA existirão ”, disse um terceiro . Não há necessidade de pagar para as pessoas encherem a internet com fotos engraçadas e positivas de gatos! »

Na verdade, o boato deu origem a uma explosão visual tão criativa quanto desestabilizadora. Baseando-se principalmente no Grok, algoritmo lançado por Elon Musk, a abordagem contraria um dos receios representados pela democratização das imagens geradas pela IA em tempos de campanha.

Não é preciso procurar produções que pretendam enganar visualmente os internautas: pelo contrário, esses memes assumem a estética da IA ​​e brincam com ela, como certas falhas orgulhosamente compartilhadas. Assim, cruzamentos malucos entre o cabelo do candidato republicano e a pelagem de um felino, ou pseudofotos mostrando patos com três patas – a IA é considerada falível quando se trata do número de dedos dos humanos, obviamente também é falível para a anatomia dos animais, e a esfera trumpista contribui para isso. Ela não diz: olha, é verdade, sobre imagens falsas; orgulha-se de produzir imagens grotescamente falsas.

Você ainda tem 50,51% deste artigo para ler. O restante é reservado aos assinantes…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷