Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Sobreviventes do tiroteio de 2012 na escola primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, concluíram o ensino médio em 12 de junho, mais de uma década depois de 20 de seus colegas de primeira série terem sido mortos em um dos tiroteios em massa mais mortíferos da história dos EUA.
Várias postagens recentes no Instagram afirmam erroneamente que as meninas mortas no tiroteio eram atores de crise que não estão mortos.
“Aqui estão as garotas de Sandy Hook que não morreram como disseram!” dizem as postagens , compartilhando uma imagem de nove meninas posando para a câmera ao lado de retratos das crianças que foram mortas. “Tenho certeza de que eles os pagam com dinheiro de loteria para que ninguém possa encontrá-los. Isso foi em 2021, então sim, onde eles estão agora, eles podem ter seus próprios filhos agora!” As postagens também dizem que as meninas ainda estão “vivas e bem conectadas o suficiente” para se reunirem para uma “grande foto comemorativa”.
Essas postagens foram sinalizadas como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸