Uma imagem de Jorge Bergoglio com um puffer circulou nas redes sociais no fim de semana. Trata -se de um deepfake, ou seja, uma imagem gerada sinteticamente com tecnologia baseada em inteligência artificial com o objetivo de criar falsas imagens realistas.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Uma imagem de Jorge Bergoglio com um puffer circulou nas redes sociais no fim de semana. Vários usuários perguntaram se era uma imagem real e outros compartilharam como se fosse real.
No entanto, trata-se de um deepfake, ou seja, uma imagem gerada sinteticamente com tecnologia baseada em inteligência artificial com o objetivo de criar falsas imagens realistas.
Uma das maneiras mais fáceis de determinar se uma imagem pode ser gerada por IA é olhar para as mãos da pessoa. Além disso, é aconselhável prestar atenção aos olhos, sobrancelhas e óculos.
No último fim de semana, uma imagem do Papa Francisco em um puffer branco circulou nas redes sociais. Vários usuários, como a atriz e comediante argentina Malena Pichot, perguntaram se era uma imagem real. Além disso, a imagem circulou em outros países -como os Estados Unidos- onde o influenciador Ian Miles Cheong twittou a foto junto com o texto: “O Papa é um ícone da moda. eu respeito”.
No entanto, essa imagem – que foi tendência no Twitter – é falsa e é um deepfake . Como explicou Checked , deepfakes são imagens, vídeos e faixas de áudio manipuladas ou geradas sinteticamente com tecnologia baseada em inteligência artificial . O objetivo é criar imagens falsas, mas verossímeis. Eles geralmente apresentam rostos humanos, corpos ou vozes que podem parecer autênticos e naturais.
Segundo a revista Forbes, a imagem foi criada usando o Midjourney, uma ferramenta de inteligência artificial que possibilita gerar imagens falsas incrivelmente realistas. A imagem foi compartilhada no Reddit na sexta-feira, 24 de março, antes de chegar ao Twitter no fim de semana…