Falso: A esposa de Zelensky não gastou mais de um milhão de dólares em joias em Nova York

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Como suposta prova da compra, é compartilhada uma fatura datada de 22 de setembro de 2023, mas nesse dia Olena Zelenska estava no Canadá e não na Big Apple

Circulam nas redes sociais diversas publicações que mostram uma suposta fatura da loja Cartier da Quinta Avenida em Nova York e que atribuem a uma compra de mais de um milhão de dólares em joias de Olena Zelenska, esposa do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky . No entanto, é falso. A fatura é datada de 22 de setembro de 2023, mas nesse dia a primeira-dama ucraniana estava no Canadá, e não em Manhattan.

“A esposa de Zelensky gastou mais de um milhão de dólares na joalheria Cartier em Nova York, enquanto o marido pedia mais dinheiro”, diz um post no Facebook. O canal russo Rossiyskaya Gazeta publicou um artigo afirmando que a compra de joias Cartier em Nova York foi a recente “onda de compras de luxo” da esposa do presidente Zelensky.

A desinformação circulou no contexto da visita de Zelensky a Nova Iorque para participar na Assembleia Geral da ONU, que se realizou entre 18 e 19 de setembro. Segundo publicações, enquanto Zelensky solicitava mais apoio económico para a Ucrânia, a sua esposa teria gasto mais de um milhão de dólares na compra de jóias Cartier em Nova Iorque…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸