Falso: A esposa de Gerardo Morales, Tulia Snopek, não faz parte do conselho de administração da YPF em 2023

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Os usuários afirmam nas redes sociais que María Eugenia Tulia Snopek, esposa do governador de Jujuy e presidente da União Cívica Radical, Gerardo Morales, é a diretora da YPF. No entanto, Snopek foi diretora suplente da YPF entre abril e dezembro de 2021. Sua nomeação e renúncia estão registradas em documentos oficiais e o dirigente não consta do atual conselho de administração da empresa.
Os usuários afirmam nas redes sociais que María Eugenia Tulia Snopek, esposa do governador de Jujuy e presidente da União Cívica Radical, Gerardo Morales, é a diretora da YPF.

No entanto, Snopek foi diretora suplente da YPF entre abril e dezembro de 2021. Sua nomeação e renúncia estão registradas em documentos oficiais e o dirigente não consta do atual conselho de administração da empresa.

As publicações se espalharam depois que Morales anunciou que não apoiará o candidato do La Libertad Avanza, Javier Milei, no segundo turno.

“Você ficou sem gasolina? Ligue para a esposa de Gerardo Morales, que é diretora da YPF”, diz um post no Facebook. No X (antigo Twitter), usuários afirmam que a mulher foi nomeada para esse cargo “recentemente” ( 1 , 2 ).

Algumas das entradas incluem capturas de tela de uma nota publicada em 27 de outubro de 2023 no portal El Navarrero, com o título: “A esposa de Gerardo Morales é nomeada diretora suplente da YPF”. No entanto, isso é falso.

..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷