Falso: A empresa de electricidade da Tanzânia, Tanesco, distancia-se da insensível ‘declaração de imprensa’ que repreende os seus clientes

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: A Companhia de Fornecimento de Electricidade da Tanzânia não emitiu uma declaração pública repreendendo os tanzanianos por se queixarem de um corte de energia de 10 horas. A declaração que circula nas redes sociais é falsa.

A Tanesco é propriedade integral do governo e é o principal fornecedor de eletricidade do país.

O documento, datado de 5 de Fevereiro de 2024, repreende duramente os tanzanianos por se queixarem de um corte de energia de 10 horas.

Lê -se , em suaíli : “Shirika la umeme Tanzânia (TANESCO) linapenda kukemea vikali tabia ya wananchi kulalamikia shirika kwa tatizo la kukatika kwa umeme. Umekaa giza miezi tisa tumboni kwa Mamako… halafu sisi tukikata umeme masaa kumi tu! Unaleta mdomo Pumbavu!”

Isto se traduz em: “A Companhia de Fornecimento de Energia Elétrica da Tanzânia (Tanesco) gostaria de criticar fortemente o comportamento dos cidadãos ao reclamarem à empresa sobre o problema dos cortes de energia. Você passou nove meses na escuridão no ventre de sua mãe… e não aguenta um corte de energia por apenas dez horas! Estúpido!”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦