FALSO: A eleição de 2020 não poderia ter sido justa porque ‘o condado de Los Angeles concordou, durante o litígio, que havia 1,2 milhão de eleitores inelegíveis após a eleição’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O ex-presidente Donald Trump, que continua a chamar falsamente a eleição de 2020 de “fraude”, apontou o litígio no condado de Los Angeles como um sinal de que a eleição não foi justa.

“Vamos perguntar a Rupert Murdoch – Então, como a eleição pode ter sido ‘justa e equilibrada’ se o condado de Los Angeles concordou, durante o litígio, que havia 1,2 milhão de eleitores inelegíveis após a eleição? E isso é apenas a ponta do iceberg. Nossas eleições são Terceiro Mundo!” Trump escreveu no Truth Social em 28 de fevereiro. 

Trump vinculou a um artigo do Judicial Watch , um grupo ativista conservador que chegou a um acordo em 2019 com o condado de Los Angeles para limpar suas listas de eleitores de eleitores inativos de longa data. 

Mas a declaração de Trump pode dar a impressão de que ter eleitores inativos nas listas sinaliza uma eleição injusta, e ele não forneceu evidências para apoiar essa alegação…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸